Preparado para o RAIDES’16?

Preparado para o RAIDES’16?

Com a chegada do final do 1º semestre aproximámo-nos do momento de partilha, a nível nacional, dos números que caracterizam as instituições de ensino superior do nosso país.

O preenchimento do RAIDES 16, um inquérito estatístico disponibilizado pela DGEEC (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência), é de carácter obrigatório e deve ser realizado em dois momentos:

  • 1.º momento: destina-se ao reporte de inscritos, inscritos em mobilidade internacional e diplomados, com situação em 31 de dezembro de 2016. Os prazos, incluindo a validação, são:
    • entre 16 de janeiro e 28 de fevereiro para o envio de ficheiros XML;
    • entre 16 de janeiro e 2 de março para o preenchimento manual;
  • 2.º momento: destina-se ao reporte de inscritos e inscritos em mobilidade internacional, com situação em 31 de março de 2017. Os prazos, incluindo a validação, são:
    • entre 4 de abril e 2 de maio para o envio de ficheiros XML;
    • entre 4 de abril e 4 de maio para o preenchimento manual.

O RAIDES é um inquérito que tem como objetivo a recolha de dados que permitam caracterizar o ensino superior português. Esta recolha de dados foca-se em diversas áreas: informação de candidatura, informação do agregado familiar e o percurso dos estudantes enquanto participantes no ensino superior.

A recolha manual do imenso volume de dados requeridos é na realidade uma tarefa morosa, com a alocação de recursos provocando um enorme esforço por parte das instituições de ensino superior. Este esforço é ainda maior quando de ano para ano são introduzidas alterações ao formato do inquérito, obrigando as escolas a rever o procedimento de preenchimento que tinham estabelecido no ano transato.

Sendo o SIGARRA, um sistema de gestão académica relevante às instituições de Ensino Superior, facilita o acesso à informação, permitindo simplificar procedimentos e libertar recursos, dois fatores com impacto positivo no funcionamento de uma instituição de ensino superior.button_saibamais

Naturalmente o SIGARRA reúne as características necessárias para o registo da informação solicitada no RAIDES, permitindo a exportação de um ficheiro no formato XML, que pode ser integrado diretamente na plataforma PRIES, contendo a informação solicitada pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

As instituições deixam ainda de se preocupar com as alterações legais anualmente introduzidas uma vez que o SIGARRA observa e disponibiliza as funcionalidades para o cumprimento da legislação.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone