RAIDES’17

RAIDES’17

Com a chegada do final do 1º semestre aproximámo-nos do momento de partilha, a nível nacional, dos números que caracterizam as instituições de ensino superior do nosso país.

O RAIDES é um inquérito estatístico, relativo aos alunos inscritos e aos diplomados no ensino superior, de carácter obrigatório.

Este inquérito tem como objetivo a recolha de dados que foca em diversas áreas, tais como: informação de candidatura, informação do agregado familiar e o percurso dos estudantes.

Disponibilizado pela DGEEC (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência), deve ser realizado em dois momentos:

1.º momento: destina-se ao reporte de inscritos, inscritos em mobilidade internacional e diplomados, com situação em 31 de dezembro de 2017. Os prazos, incluindo a validação, são:

  • entre 8 de janeiro e 16 de fevereiro para o envio de ficheiros XML;
  • entre 8 de janeiro e 19 de fevereiro para o preenchimento manual;

2.º momento: destina-se ao reporte de inscritos e inscritos em mobilidade internacional, com situação em 31 de março de 2018. Os prazos, incluindo a validação, são:

  • entre 2 de abril e 27 de abril para o envio de ficheiros XML;
  • entre 2 de abril e 30 de abril para o preenchimento manual.

A recolha de dados manual, por parte das instituições, envolve a dedicação de vários recursos dada a quantidade de dados necessários. Este esforço é ainda maior com as alterações que são introduzidas pela tutela ano após ano.

O SIGARRA é um sistema de gestão académico integrado que permite facilitar o acesso a informação relevante para instituições de Ensino Superior. Agrega todas as informações de carácter pedagógico, científico, técnico ou administrativo, facilitando a dinamização da colaboração e comunicação interna com as comunidades académica e empresarial.
O SIGARRA contém e valida as características necessárias para o registo da informação conforme o que é solicitado no RAIDES, nomeadamente:

  • Validação da informação referente ao RAIDES, antes de submissão;
  • Exportação de ficheiro XML que pode ser integrado diretamente na plataforma PRIES;
  • Abrange toda a informação solicitada pela Direção – Geral de Estatísticas da Educação e Ciência;
  • Disponibiliza as funcionalidades para o cumprimento da legislação possibilitando um maior fluxo nas instituições.
DESCUBRA O SIGARRA
Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone