Declaração Mensal de Remunerações na Segurança Social (3ª Fase)

Declaração Mensal de Remunerações na Segurança Social (3ª Fase)

O Instituto da Segurança Social, no âmbito da entrega e validação da declaração de remunerações na Segurança Social Direta, iniciou a terceira fase do projeto de rejeição da declaração de remunerações que apresente erros no seu preenchimento.

Nesta fase, que decorre de 1 a 10 de setembro e referente a remunerações relativas ao mês de agosto, não serão aceites declarações que, ao serem submetidas, apresentem os seguintes erros:

  • DS50: A taxa contributiva declarada pela entidade empregadora para o trabalhador é diferente da existente no Sistema de Informação da Segurança Social.
  • DS23: O somatório das remunerações é diferente do total das remunerações declarado.

Informamos ainda que além dos erros acima identificados, serão igualmente rejeitadas todas as declarações de remunerações que contenham os erros de preenchimento correspondentes à primeira e segunda fase, nomeadamente:

  • DS31: Estabelecimento da entidade empregadora já se encontra encerrado.
  • DS41: O somatório das remunerações de Membros de órgãos estatutários é superior a 12 vezes o salário mínimo nacional, para remunerações com referência anterior a 2014.01.
  • DS45: Entrega de Declaração de remunerações no mesmo mês para correção de elementos constantes de declaração já submetida para o mesmo ano/mês de referência.
  • DS52: O número de dias declarado para o trabalhador com contratos de trabalho a tempo parcial, ou de muito curta duração, ou intermitente, tem valor decimal diferente de meio-dia (0,5).
  • DS33: Já existe uma declaração de remunerações igual à que pretende entregar.
  • DS35: O trabalhador não se encontra vinculado à entidade empregadora ou o vínculo está com anomalias.
  • DS36: Já existe remuneração com a mesma natureza para o mesmo trabalhador.
  • DS37: Foram declaradas diferenças de remunerações para o trabalhador sem que exista remuneração base que as suporte.
  • DS38: Indicação de valores e/ou dias negativos sem valores e/ou dias positivos que os suportem.

Para saber como corrigir os erros apresentados e submeter a respetiva Declaração de Remunerações, consulte as indicações do Passo-a-passo para a resolução de erros (www.seg-social.pt).

Fonte: Instituto da Segurança Social, I.P.

O sysnovare RH SUITE simplifica os procedimentos, torna os Colaboradores mais satisfeitos, diminui a burocracia e aumenta o controlo, que por sua vez, são fatores essenciais para o aumento da competitividade e produtividade da organização. Sendo uma solução altamente flexível e parametrizável, permite observar e cumprir todos os requisitos exigidos pelo Instituto da Segurança Social, desde o lançamento, em janeiro, da edição de 2016.

Saiba mais sobre o sysnovare RH Suite.

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone